Pular para o conteúdo

Artigo: Home Gym: conheça os 8 melhores aparelhos para treinar em casa!

Mulher loira malhando perna com roupa com equipamento MegaGym

Home Gym: conheça os 8 melhores aparelhos para treinar em casa!

Se você está interessado em construir sua Home Gym, já deve ter tido a dúvida: o que comprar para começar a treinar em casa? Dentre tantos aparelhos e estações, pode parecer confuso e difícil decidir por onde começar. Pensando nisso, a Mega Gym separou os 8 melhores aparelhos para você começar sua Home Gym.

Mulher malhando em equipamento de leg press

Para saber como montar uma academia em casa, já adiantamos que não necessariamente você precisa começar tendo os maiores aparelhos e mais caros. Inicie com aparelhos mais iniciantes e acessíveis. Continue lendo o conteúdo para conhecer os equipamentos ideais!

Equipamentos multifuncionais: essenciais para Home Gym

Confira as opções que não podem faltar a seguir!

1. Banco de musculação

O banco de musculação é um equipamento-chave para quem deseja construir uma Home Gym porque ele é extremamente versátil devido à sua capacidade de ajuste (inclinado, declinado ou reto). Ele serve como base para diversos exercícios, como o supino (reto, inclinado e declinado), desenvolvimento de ombros, exercícios com halteres ou barra e outros. Além de tudo isso, ele ajuda a estabilizar o corpo e permite executar os movimentos com maior amplitude e segurança.

Homem malhando com halteres em academia em casa

2. Pesos e halteres

Os pesos e halteres são direcionados para treinamento de força. Os halteres, especificamente, são usados para exercícios isolados e simétricos. Esses equipamentos fortalecem diferentes grupos musculares e trabalham o equilíbrio e a coordenação.

Homem malhando com halter bola

Além disso, ter esses equipamentos e começar a montar sua Home Gym é uma maneira eficiente de combater o sedentarismo! Você sabia que ficar sentado por mais de 10 horas durante o dia aumenta o risco de demência? A hora para transformar sua jornada é agora.

3. Barras de musculação

As barras de musculação atuam com as anilhas (pesos em formato de anéis) e permitem realizar movimentos compostos que trabalham boa parte dos músculos. Dentre as barras de musculação, existem as barras retas, as barras zigue-zague e as barras hexagonais. Todas são excelentes para treinos que visam ganho de força, hipertrofia ou aumentar a resistência muscular.

Homem malhando com barra em casa

4. Racks

Os racks são estruturas grandes que servem como suporte para barras e pesos durante exercícios como agachamento, supino ou levantamento terra. Esses equipamentos visam à segurança do treino, pois permitem o ajuste da altura ideal para iniciar e finalizar o exercício, o trabalho com cargas pesadas sem o risco de quedas e a execução de exercícios funcionais. São essenciais para treinos com muito peso ou para quem trilha seus caminhos no esporte sozinho.

Homem fazendo supino em mega rack

5. Colchonetes

Os colchonetes são usados como base para exercícios no chão, proporcionando conforto e segurança durante os movimentos. Além de evitar o contato direto com o chão em ambientes compartilhados, garantindo higiene, ele também diminui o impacto e protege as articulações durante alongamentos, abdominais, pranchas e outros.

Mulher malhando com caneleiras rosas em colchonete

6. Caneleiras

As caneleiras são pesos ajustáveis utilizados nos tornozelos ou pulsos para adicionar resistência a movimentos como elevação de pernas, extensão ou flexão de joelhos e glúteos e adutores.

7. Halteres dumbbell

Os halteres dumbbell são um dos equipamentos mais populares, pois são muito versáteis em termos de exercícios! Eles podem ser utilizados para executar rosca bíceps, desenvolvimentos de ombros, extensão de tríceps, remada unilateral e outros. Seu direcionamento para movimentos unilaterais corrige possíveis desequilíbrios musculares.

Homem malhando com halter rosca

8. Suporte organizador de barras e anilhas

O suporte organizador de barras e anilhas é um equipamento essencial para manter o espaço de treino organizado e seguro. Ele é pensado para guardar barras, anilhas e halteres de maneira prática, evitar que os pesos fiquem em qualquer lugar ou espalhados pelo chão e prolongar a vida útil dos demais equipamentos ao fornecer estrutura para que sejam organizados corretamente. O suporte é essencial para proporcionar um ambiente de treino organizado e otimizar o espaço.

9. Mini Jump

O mini jump é um excelente equipamento para quem deseja emagrecer, melhorar o condicionamento físico e fortalecer os músculos sem grandes impactos nas articulações! Praticando exercícios com o mini jump, você terá alto gasto calórico, melhora do condicionamento cardiovascular, fortalecimento muscular e, com o movimento rítmico e divertido que libera endorfinas, também ocorre redução do estresse e melhora do humor.

Quanto custa ter um kit academia em casa?

Com um investimento a partir de R$ 600,00, você tem sua própria Home Gym! Esse valor tem como consequência uma economia enorme a longo prazo, pois não existirão gastos com mensalidades, transporte, estacionamento e tempo de deslocamento. Além disso, você terá a liberdade de horários e maior privacidade, podendo personalizar o seu treino da forma que atenda às suas necessidades na hora que você quiser.

Com esse valor, você já pode começar a treinar em casa com um banco de musculação, halteres, colchonetes e caneleiras. Ademais, ainda é possível aprimorar seu treino com bancos de musculação com flexora de pernas ou uma estação de musculação mais completa, como o Mega Rack.

Lembre-se: os resultados dos exercícios só aparecerão se combinados com uma dieta saudável! Sempre esteja por dentro de dicas de alimentação saudável para atletas.

Qual aparelho trabalha o corpo todo?

Existem diversos equipamentos que trabalham o corpo de forma completa, tanto membros inferiores quanto superiores. Conheça os principais:

1. Estação de musculação multifuncional

Se você gostaria já de investir em um equipamento completo logo de início que trabalhe todo o corpo, os Mega Racks, estações de musculação completas, são ideais para o que você precisa.

Homem malhando em equipamento de musculação em casa

As estações de musculação multifuncional variam de acordo com o que você deseja ter foco. Todas as opções contam com um mega rack e um banco para supino com rosca Scott, os demais equipamentos são diversos de acordo com a estação escolhida.

2. Kettlebell

Os kettlebells podem ser emborrachados ou pintados e de tamanhos e pesos variados. Apesar de não ser um "aparelho" fixo, o kettlebell é extremamente eficaz para exercícios compostos, como o swing, que ativam praticamente todos os músculos do corpo.

Além disso, existem exercícios além do swing, como o Turkish Get-Up (que trabalha abdominais, costas, ombros, pernas), agachamentos e levantamentos, que podem ser realizados com o kettlebell.

3. Mini band

Compactas e acessíveis, permitem uma variedade de exercícios que trabalham o corpo inteiro, como: remadas (costas e bíceps), agachamentos (pernas e glúteos) e desenvolvimento (ombros).

4. Bike Spinning

Praticar bike spinning é uma atividade de alto gasto calórico, ótima para o coração e para o fortalecimento muscular. Ela é uma grande aliada para quem deseja perder peso, além de acarretar a melhora da saúde cardiovascular, o fortalecimento das pernas e glúteos sem causar grandes impactos nas articulações e o aumento da resistência e condicionamento físico.

5. Kits Home Gym iniciante

Kits Home Gym para iniciantes são eficazes porque oferecem equipamentos que podem ser combinados para realizar exercícios compostos e isolados, abrangendo todos os grupos musculares. Com criatividade e um plano básico de treino, você pode fortalecer o corpo inteiro, melhorar a resistência e ganhar confiança na prática regular de exercícios.

O que é preciso para fazer uma academia em casa?

A Mega Gym elencou 5 passos básicos para você organizar tudo o que precisa para fazer uma academia em casa! Confira:

1. Planejamento de espaço

Escolher um local com bom espaço é ideal para que você tenha liberdade ao fazer os exercícios e movimentos, como quintais, garagens ou ao ar livre. Além disso, atente-se à ventilação e à iluminação do espaço, pois é essencial que seja arejado e que você tenha visão clara ao seu redor. Por fim, organize-se para projetar uma proteção no piso, utilizando tapetes de EVA, por exemplo, para evitar acidentes e escorregões.

2. Equipamentos básicos

Comece pelo básico! Não é necessário ter todos os equipamentos que uma academia possui para começar a sua mudança. A Mega Gym separou alguns itens para você ter inicialmente e começar sua nova trajetória:

Para musculação

Para cardio

Para funcional e alongamento

Halteres e anilhas de diferentes pesos

Corda de pular (opção acessível e eficiente)

Colchonete ou tatame EVA

Banco de musculação ajustável

Bicicleta spinning

Elásticos de resistência

Barra reta ou barra EZ

Mini jump

Kettlebells ou bolas medicinais

 

3. Defina seus objetivos e tipos de treino

Antes de iniciar o investimento nos equipamentos, defina qual é o seu objetivo ao começar a treinar. Se visar o ganho de massa muscular, aposte em pesos livres, banco de musculação e barras. Já para cardio e emagrecimento, invista em esteira, bicicleta ergométrica ou corda de pular. Se pretender praticar o treino funcional e aumentar a resistência de modo geral, elásticos e kettlebells diversificam os exercícios. Ter um objetivo definido evitará gastos desnecessários ao montar sua Home Gym!

4. Mantenha o espaço organizado e seguro

Sua segurança deve ser colocada em primeiro lugar! Por isso, use suportes organizadores, não deixe equipamentos jogados pelo chão, utilize um espelho para corrigir a postura e os movimentos durante os exercícios e, se possível, tenha uma televisão ou caixa de som para ouvir músicas que te motivem. A organização torna a experiência do treino bem mais intensa.

Conhecer dicas para evitar lesões nos treinos de musculação é uma boa forma de começar zelando pela sua segurança.

5. Crie uma rotina e mantenha a disciplina

Ter uma Home Gym facilita o treino, mas exige disciplina! Para não se perder durante a rotina e manter a constância, estabeleça um horário fixo para treinar todos os dias, siga um planejamento de treinos, defina metas claras e relembre-as todos os dias antes de treinar e conte com o auxílio de aplicativos ou planilhas para acompanhar sua evolução no processo.

Lembre-se: a consistência é a chave para o sucesso!

Agora que você sabe o que é preciso para ter sua Home Gym, se está interessado em investir em uma minicama elástica jump, é importante conhecer os benefícios da aula de jump para a região pélvica e o corpo todo. Conte com a Mega Gym para transformar sua saúde e seu estilo de vida!

Deixar comentário

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Veja Mais

Mulher malhando em mini jump em casa ao ar livre

Como montar uma academia em casa? Confira o guia completo

Guia completo de como montar uma academia em casa Rotinas agitadas podem ser cansativas e estressantes em alguns momentos, ainda mais quando não temos tempo e nem disposição para frequentar uma aca...

Ver mais